Uncategorized

Construção em alvenaria estrutural: o que é e quais as vantagens

vista de casa em alvenaria estrutural

De tempos em tempos surgem novos equipamentos, materiais e outros métodos que são utilizados em uma construção de forma que seja possível utilizar novas tecnologias para que uma construção seja realizada de uma forma que possa ser considerada mais eficaz. No artigo de hoje, vamos falar sobre a construção em alvenaria estrutural e você poderá entender o que é e quais são as vantagens desse modelo de construção.

A alvenaria estrutural possui como principal característica o fato de poder ser de concreto ou cerâmica, além de não possuir fundo e ser vazado na vertical.

Esse é um material que consegue suportar o peso de um edifício, sendo muito indicado especialmente para os prédios que terão até 4 pavimentos.

O que é uma construção em alvenaria estrutural

A alvenaria estrutural é conhecida como um sistema eficaz de construção, que auxilia a obra a ter paredes de edificação que conseguem fazer a sua função estrutural.

Dessa forma não será necessário a utilização de vigas ou mesmo pilares, para ocasionar a sustentação do edifício, trazendo novas vantagens a partir do emprego dessa modalidade de material.

Para essa opção, são utilizados blocos de concreto ou ainda, cerâmicos autoportantes. As principais vantagens desse material, além daquelas que você irá conferir no próximo tópico, são a economia, limpeza e rapidez com que uma construção poderá ser realizada.

A economia com a utilização da alvenaria estrutural, poderá ser obtida especialmente através da dispensa de carpinteiros e armadores, uma vez que os serviços desses profissionais não serão necessários a partir desse material.

Utilizando um material de extrema qualidade e segurança, os responsáveis pela obra estarão ajudando até mesmo no cumprimento de regras e exigências para esse segmento, uma vez que precisam ser atendidas as normas da ABNT para um determinado projeto.

casa de dois andares em alvenaria estrutural

Confira quais são as vantagens da alvenaria estrutural

A alvenaria estrutural consegue proporcionar a estabilidade e sustentação necessária, para um determinado edifício, de modo que esse material consiga ser o principal responsável pela parte estrutural do imóvel.

Esse pode ser um ponto muito vantajoso, apesar de existirem alguns outros que, sem dúvida poderão fazer toda a diferença em uma determinada obra.

Confira abaixo uma breve lista, com as principais vantagens da utilização da alvenaria estrutural:

  • Redução do uso de outros materiais como, por exemplo, aço, madeira e também o concreto;
  • Rapidez no processo de construção;
  • Preço mais barato, especialmente quando comparado com o preço de aquisição da alvenaria tradicional;
  • O canteiro de obras pode ficar limpo e organizado por mais tempo;
  • Os profissionais podem ser facilmente treinados e ensinados a trabalharem com esse material, eliminando até mesmo a necessidade de contar com mão de obra especializada;
  • O imóvel poderá ser construído facilmente, sendo necessário menos esforço do que quando comparado especialmente a outros materiais mais utilizados.
  • Maior flexibilidade e também versatilidade para a construção;
  • Menor investimento para o revestimento a obra.

Especialmente para quem gosta de construir novos ambientes ou mesmo, realizar reformas é importante saber que na maioria dos casos, a utilização da alvenaria estrutural, como o próprio nome já indica, será para erguer a estrutura de uma determinada obra, portanto, não poderá ser removida futuramente.

Com a escolha desse tipo de material, tanto os profissionais envolvidos, como também os responsáveis e futuros donos de um determinado imóvel, poderão ter maior liberdade e criatividade para conceber um novo layout a partir da estrutura padrão.

Uma vez que podem existir restrições de possibilidades de mudanças para o imóvel, é indispensável que todo o processo de construção seja realizado com o auxílio de um profissional especializado e, para isso, você pode contar com a ajuda de uma construtora em Curitiba, que irá realizar desde o projeto até a finalização da obra conforme as normas técnicas.

Sobre o autor

Carlos Juliano Carlos Juliano

Deixe um comentário