Blog

Decoração industrial: 6 passos para colocá-la em prática no seu apartamento

sala de jantar moderna

Junto com o estilo minimalista a decoração industrial também é um dos estilos que está em alta no momento, conseguindo conquistar muitas pessoas de diferentes personalidades que se identificam e gostam deste tipo de decoração.

Confira nesse post 6 passos para colocar a decoração industrial em prática no seu apartamento.

Um estilo único através da decoração industrial

As principais características deste estilo, sejam através de itens de decoração ou até mesmo em móveis que possam remeter ao ambiente industrial, são as composições em ferro e cimento.

Itens como madeira de demolição, paredes sem acabamento, pisos de cimento, itens feitos em casa e com um estilo artesanal, são os grandes diferenciais desse estilo totalmente único.

Esse é um estilo que possui a sua origem nas décadas de 1950 a 1970 em Nova Iorque (EUA), quando os galpões começaram a ser utilizados também como forma de residência, podendo ser transformados em lofts residenciais.

Pelos filmes, muitas vezes esse é um ambiente retratado para os jovens, sendo na maioria solteiros, mas que também podem ser utilizados e adquiridos por qualquer pessoa que se identifique com essa opção de decoração mais rústica.

Confira 6 passos para transformar um ambiente com a decoração industrial

 

  • Saiba quais os móveis que você deve utilizar

É muito comum que, especialmente as pessoas que tem o desejo por iniciar um determinado ambiente com esse estilo, tenha dúvidas a respeito da forma como deve ser realizada a decoração.

No entanto, vale lembrar que apesar de ser inspirado em um ambiente que remete à indústria, o apartamento ou outro cômodo, não precisa ter paredes com um acabamento mal feito ou mesmo, com móveis inapropriados. Você pode apostar em algumas paredes em cimento queimado e investir nas luminárias e pendentes de teto, juntamente com alguma estante de ferro, por exemplo. Consulte a Decor Sale e veja as diversas opções.

Da mesma forma, como em outros ambientes são utilizados móveis planejados, nesse estilo você também pode contar com um projeto que irá atender corretamente às suas expectativas.

Além disso, a restauração de móveis também pode ser uma excelente opção, para você incluir móveis que tenham um estilo mais vintage e que poderão transformar completamente esse ambiente.

cozinha industrial

  • Paredes sem acabamento

Uma das principais características do estilo industrial são as paredes mais rústicas, que fazem a diferença para quem deseja aplicar este estilo em um determinado ambiente.

Mas aqui vale fazer uma ressalva como no tópico anterior, as paredes sem acabamento podem ser obtidas através de papéis de parede e outros toques de decoração, sem que seja necessário você remover todo o revestimento, por exemplo, para chegar ao estilo de parede industrial.

O que você deve levar em conta aqui é o backgroud que será proporcionado para o local. Descascar as paredes pode ser uma solução, dependendo do tipo de material que irá escolher mas lembre-se, que essa atividade é importante que seja realizada por um profissional.

  • Elementos neutros

Equilíbrio na decoração também será um ponto chave para esse estilo. Você pode sim utilizar móveis e itens decorativos para compor o ambiente, mas deve dar uma atenção especial para o objetivo principal.

Cores como branco, preto e cinza são muito bem-vindas. E para não ficar apenas nessas três cores é preciso verificar qual a melhor cor que irá combinar com essa paleta de cores.

  • Portas e janelas

Não só os itens decorativos que serão instalados, mas também as portas e janelas que já estão nesse ambiente poderão ser utilizadas para trazer esse estilo industrial para o ambiente.

As janelas de vidro e ferro, por exemplo, são perfeitas para essa ocasião. Uma excelente opção é, ao invés de utilizar elementos que separam e dividem certos ambientes como os cobogós, utilizar janelas de ferro para essa função.

  • Concreto e tijolo

Os aspectos iniciais de uma construção são o principal elemento de decoração para esse estilo clássico e urbano de decoração. E portanto, em muitos casos são os itens mais utilizados, para trazer ao cômodo o estilo desejado.

Além do concreto e tijolo aparentes, muitos arquitetos realizam esse projeto pensando também em deixar aparentes as vigas e encanamentos.

  • Otimização dos ambientes

Uma vez que a origem desse estilo são os lofts que por vezes eram ambientes pequenos e apertados, era preciso saber como fazer funcionar um ambiente para mais de uma função como, por exemplo, um quarto que também poderia ser uma sala.

Para isso, é preciso contar com o auxílio de um profissional que tem a experiência necessária para identificar como um ambiente poderá ser otimizado, sendo transformado em “dois em um” especialmente para ambientes muito pequenos.

Esses são os principais pontos necessários para que um ambiente possa ser composto com uma decoração industrial, agora mãos à obra, use a sua imaginação para que você também possa ter uma ambiente decorado e super moderno através da decoração industrial.

Clique aqui para conferir 10 opções de salas de jantar com decoração industrial.

Sobre o autor

Carlos Juliano Carlos Juliano

Deixe um comentário